4 DICAS PARA FAZER O SEU NEGÓCIO CRESCER

Ser autónomo não é fácil. Se você já esteve lá, não descobrimos nada de novo sobre você, e se você acabou de embarcar na aventura de ser seu próprio chefe, você logo descobrirá.

É normal estabelecer uma série de objectivos quando se começa. Alguns deles podem estar relacionados com o crescimento do seu negócio e a angariação de clientes (e fazê-lo rapidamente). Mas alcançar o sucesso da noite para o dia não é a norma. Além disso, podemos dizer-vos que não há poção mágica para a alcançar.

No entanto, podemos dar-lhe uma série de dicas que farão o seu negócio crescer e, acima de tudo, prepará-lo para a aventura de ser o seu próprio patrão.

  1. Não expresse quaisquer dúvidas:

Os melhores profissionais do seu sector (também aqueles que você mais admira) têm dúvidas. Por esta razão, uma das melhores estratégias que você deve escolher é ensaiar como você vai reagir quando as coisas ficarem difíceis. Os seus clientes vão procurar a sua segurança e confiança, não diga: Eu não sei. O mesmo acontecerá se você tiver empregados.

2. Habitue-se a que lhe digam que não:

Você nem sempre vai conseguir o que quer, nem cada cotação ou potencial cliente que o contacta aceita rapidamente os seus serviços. Se você acabou de começar e não tem nenhuma referência de clientes anteriores, é provável que muitos digam não. Além disso, você ouvirá esta palavra não só de potenciais clientes, mas também de bancos ou mesmo, se você estiver procurando outro tipo de financiamento, de potenciais investidores.

Fazer crescer um negócio e transformá-lo num empreendimento lucrativo é aceitar que o «não» vai fazer parte do caminho. Mas lembre-se, cada «não» é uma oportunidade para melhorar o seu produto ou serviço. Além disso, você pode aprender com a experiência, antecipando quaisquer perguntas ou objeções que seus clientes possam ter.

3. Não tenha medo de se fazer conhecer

Encontrar clientes é a parte mais difícil, especialmente quando você está começando. Onde estão os que precisam de você? Há muitas maneiras de obtê-los, mas felizmente, a Internet é a sua melhor aliada para encontrar clientes. Um dos serviços que você pode utilizar, por exemplo, é o Quotatispro, que o ajuda a encontrar clientes na sua área. Este serviço permite que indivíduos e empresas ofereçam um projeto de reforma em sua web. Após a verificação e avaliação do projeto pela Quotatis, se ele se encaixa em suas características, você saberá instantaneamente graças ao sms que você receberá no seu celular. É a melhor maneira de começar a criar a sua própria carteira de clientes.

Além disso, como você é visto pelos clientes é determinante quando se trata de fazer de um negócio um sucesso ou um fracasso. Se você quer fazer o seu negócio crescer, faça com que os seus clientes se tornem seus embaixadores. Se você fizer um trabalho ou prestar um bom serviço, eles irão compartilhá-lo com seus amigos, familiares e conhecidos.

4. Aceite que você nem sempre será capaz de fazer tudo

Embora muitas pessoas digam que os freelancers são feitos de coisas diferentes, você nem sempre será capaz de fazer tudo sozinho (manter as contas, ser um guru do marketing, gerente de negócios…). Não desespere e não pense que se o resto pode fazê-lo, porque não pode você. Tem a certeza que eles não têm qualquer ajuda? Ter um bom apoio pode ajudá-lo a concentrar-se em aspectos mais importantes.

Aqui estão eles. Estas quatro dicas podem fazer você pensar no seu negócio e, acima de tudo, como fazê-lo crescer.

Comments are Disabled